Como ter disciplina trabalhando em casa

Disciplina trabalhando em casa, isso vai fazer toda diferença no seu negócio, depois de se especializar é hora de iniciar. 

É sempre importante lembrar que quando você trabalha em casa, você é o seu chefe e exatamente por isso você precisa ter disciplina.

Não pode deixar o trabalho de casa se misturar com o trabalho que gera sua renda.

O fato de poder fazer seu horário não significa misturar e fazer tudo junto: trabalhe num horário, faça suas obrigações do dia a dia em outro horário.

Jamais “lave roupas” enquanto os bolos da encomenda estão no forno. Cinco minutos de distração podem fazer você perder toda a sua produção por que deu aquela “queimadinha” no fundo da forma.

Isso é prejuízo. E quando você é seu chefe, o prejuízo é tudo seu.

Porque quando você trabalhava fora conseguia separar as coisas e agora não?

Como mencionei no post anterior, uma das principais atitudes que você precisa tomar para ser um empreendedor de sucesso é ter disciplina.

Não adianta investimento, cursos, produtos de qualidade se quando o cliente precisar você não atender porque não teve tempo.

Outro dia, um blogueiro famoso, um dos maiores influenciadores digitais postou indignado: “Estou montando um novo negócio. Um restaurante. Eu pretendia dar prioridade para empreendedores pequenos, afinal comecei assim. Mas pedi 5 orçamentos semana passada e até agora só um me respondeu.”

Esse “um” provavelmente ganhou o cliente, sem esforço e sem precisar fazer aquele descontinho pra chegar no preço do concorrente.

Se você tiver disciplina trabalhando em casa, você será esse empreendedor que ganhou a conta do cliente famoso.  

E se fizer as entregas certinho, acompanhar tudo a todo tempo, oferecer qualidade, atendimento e preço justo, não terá concorrente que tire esse cliente de você.

Algumas atitudes simples te ajudam a manter essa disciplina e prosperar ainda mais no seu negócio:

– Roupa / Uniforme

Acorde, tome banho, se vista como se fosse trabalhar na rua. Essa história de “trabalhar em casa deve ser legal pois dá pra trabalhar de pijama” é furada.

Trabalhar limpo, cheiroso, bem vestido faz com com que a sua mente perceba que você está pronto pra trabalhar e te dá mais disposição, mais energia, mais determinação.

Se você vai trabalhar com alimentação, coloque um avental, invista em um “dolmã”, em um “chapéu de mestre-cuca”. Vestindo-se adequadamente você se empodera.

Sinta-se um CHEF DE COZINHA de verdade!

– Espaço

Você precisa ter seu “cantinho”. É fundamental que você tenha sua mesa/bancada de trabalho, onde ninguém que more com você vai mexer, tirar as coisas do lugar ou até mesmo comer aquela barra de chocolate que você tinha comprado pra fazer a cobertura do bolo da encomenda de amanhã.

Se possível, quando não estiver trabalhando, tranque o escritório.

Tranque a despensa. Não dá pra para a receita na metade pra sair comprar o ingrediente que alguém acabou usando e não te avisou. O “bolo desanda” literalmente.

– Regras

Se você mora com parentes e crianças é preciso estabelecer regras.

Enquanto você estiver trabalhando, os outros moradores têm de entender que você “não está em casa” (teoricamente falando).

Se as crianças forem pequenas, podem não entender que você precisa desse tempo sem interferências.

Busque brincadeiras que as faça entender isso: enquanto a mamãe/papai está trabalhando você pode ajudar.

Pegue esse caderno e essas canetinhas e desenhe o cardápio de amanhã.

Quando a mamãe/papai terminar o trabalho, olha seus desenhos e juntos podemos começar a lista de compras dos produtos.

Se as crianças forem maiores e até com adultos, brinque, coloque uma plaquinha na porta do escritório/cozinha com alguma frase do tipo: Não interrompa. Gênio/Mestre trabalhando.

Imponha limites para que não seja incomodado a todo instante.

– Rotina

Embora dê pra fazer seu próprio horário trabalhando em casa, é importante ter uma rotina: segunda e quarta – feira / terça e quinta – mercado / sexta – preparação do cardápio. Mantendo uma certa rotina você consegue evitar atrasos, consegue padronizar seus produtos e serviços e previne muitos esquecimentos.

– Alimentação

Em casa também devemos tirar pelo menos uma hora para fazer as refeições.

Não almoce correndo ou pule a refeição. Faça uma refeição saudável.

É nessa uma hora de almoço que a nossa mente “reseta” o stress e os problemas do trabalho e está pronta pra voltar pro trabalho a todo vapor.

– Limites

Tire folgas. Não trabalhe todo fim de semana.

Embora o empreendedorismo necessite de muita garra e suor, a mente precisa de descanso.

No início é mais difícil conseguir esse tempo pro lazer. Mas ele é essencial para um melhor rendimento. Não adianta muito esforço se o resultado não estiver satisfatório.

– Metas

É primordial que você estabeleça metas, sejam elas diárias, semanais, mensais.

A meta estabelecida faz com que você “corra atrás”.

Essa semana vendi 10 kits de marmita fitness. A meta pra semana que vem é vender 15.

Assim você precisa “correr” para alcançar o objetivo e não perde tempo se distraindo com outras atividades.

Espero ter ajudado com essas dicas. Se você tiver alguma dica que te ajudou a manter a disciplina dentro da sua cozinha, me mande e eu posto aqui no blog.

Disciplina trabalhando em casa, essa é a regra número 1 do sucesso!

Vamos compartilhar conhecimento com quem está começando. Afinal, já passamos por isso e sabemos como cada dica é valiosa.

E se você quer ideias de pequenos negócios, aqui no blog e no site da Escola de Culinária Chef Das Gulas tem várias opções para empreender na sua cozinha!

Sucesso!

#EmpreenderTransformaVidas

0 Compart.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *